Total de visualizações de página

sábado, 13 de julho de 2013

BLUSA BÁSICA


Material Pingouin Ateliê

•5 bolas na cor 6040 (formato) Pingouin Ateliê
• Agulha para tricô nº 5
• Agulha circular nº 5

Pontos empregados

Barra 1/1 - 1ª carr.:*1 meia, 1 tricô* ; repetir de * a * até o final.
2ª carr. e seguintes:acompanhando o ponto, meia sobre meia, tricô sobre tricô.
Ponto Fantasia: (feito sobre nº de p. múltiplo de 4, mais as bordas)-

1ª carr.: 1 ponto de borda, 1 laçada, 1 mate duplo (= tirar 1 ponto sem fazer em meia, 2 pontos juntos em meia, passar o ponto sem fazer sobre os 2 pontos juntos), *1 laçada, 1 meia, 1 laçada, 1 mate duplo*; repetir de * a * terminando com 1 laçada, 1 meia, 1 laçada, 1 ponto de borda.
2ª e 4ª carr.: em tricô.
3ª carr.: 1 ponto de borda, 1 laçada, 2 pontos juntos em meia, *1 laçada, 1 mate duplo, 1 laçada, 1 meia*; repetir de * a * terminando com 1 laçada, 1 mate duplo, 1 ponto de borda. Repetir sempre essas 4 carreiras.

ATENÇÃO:Quando se executa a 1ª carreira, na qual temos laçadas e diminuições (que são os 2 pontos juntos e os mates duplos) um deve compensar o outro e nesse ponto especificamente temos que fazer 1 laçada a mais, fazendo com que ao término dessa carreira tenhamos 1 ponto a mais do que os colocados na agulha.

Porém durante a execução da 3ª carreira ocorre o contrário, temos mais diminuições que laçadas e voltamos ao número de pontos iniciais. Isso é necessário para que tenhamos o efeito do ponto.

É muito importante seguir a receita do ponto com atenção às informações constantes antes e depois dos asteriscos (que são o início e o final de cada carreira, este é o segredo) e repetir as informações entre eles. Porém, levando em conta a particularidade de ter sempre na 1ª carreira 1 ponto a mais, que depois é compensado na 3ª carreira. Amostra: um quadrado de 10 cm em ponto fantasia = 18 pontos x 24 carreiras.

Execução

Para auxiliar a execução do trabalho, faça um molde em papel, de cada uma das partes da peça, seguindo as medidas indicadas.

Costas: Montar 82 pontos e trabalhar em barra 1/1 por 4 cm. Em seguida, trabalhar em ponto fantasia. A 60 cm do início, rematar todos os pontos.

Frente: Fazer como as Costas até obter 50 cm do início. Formar o decote, rematar os 16 pontos centrais. Continuar trabalhando cada lado separadamente, rematar do lado do decote, cada 2 carreiras 3 pontos, 2 pontos (2 vezes) e 1 ponto (2 vezes). A 60 cm do início, rematar.

Mangas: Montar 50 pontos e trabalhar em barra 1/1 por 4 cm, distribuindo 8 aumentando uniformemente durante a execução da última carreira. Em seguida, trabalhar em ponto fantasia. A 30 cm do início,rematar todos os pontos.
 Fechar os ombros. Fechar os lados deixando uma abertura de 16 cm para as cavas. Fechar as Mangas e pregá-las. Com a agulha circular, levantar 90 pontos uniformemente ao redor do decote. Trabalhar em barra 1/1 por6 cmRematar acompanhando o ponto, meia sobre meia, tricô sobre tricô. Dobrar 3 cm para o avesso e prender com pontos invisíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário